top of page

Mas Afinal, Para Que Serve a Terapia?


Quando não sabemos lidar com nossos monstros, nossas angústias e a vida "para", essa é a hora de procurar por atendimento psicológico.


Ainda existem muitas pessoas que acreditam que terapia, atendimento psicológico e/ou processo psicoterápico seja coisa para "louco". Nota-se muita resistência em procurar ajuda profissional quando a vida começa perder o rumo, mas isso ocorre porque muitas pessoas não sabem ao certo como funciona o processo de psicoterapia e o mais importante, para quem é destinado.


Existem inúmeros trabalhos dentro do campo da psicologia, mas o mais comum deles é o atendimento psicológico individual, conhecido pelo senso comum como terapia e intitulado na profissão como psicologia clínica. O trabalho dentro deste campo independente da abordagem, e explicado de forma bem simples, é dar o suporte necessário através de técnicas de atenção, escuta e fala ao indivíduo que possui questões que não consegue lidar sozinho. Essas questões podem ser simples ou complexas; superficiais ou profundas; de curto ou longo prazo; que vão de angústias, dores, traumas em que incapacitam e/ou desecadeiam doenças emocionais, mentais e físicas.


Todas as pessoas deveriam fazer terapia? Acredito que em alguma etapa da vida, sim. Porque ningúem vive sem sofrer e bem o tempo todo. Para algumas pessoas a terapia pode levar dias, para outras uma vida inteira. Dentro desse processo trabalha-se com o indivíduo somente o que ele traz, nas suas possibilidades, não há julgamentos, não há receitas, o que importa é a verdade de cada um. Nenhum trabalho dentro de sintomas específicos será o mesmo, como uma receita médica, porque todo ser humano é único e irrepetível, sendo assim, cada um será trabalhado de uma forma dentro do seu contexto e história de vida.


Nós psicólogos, pautados por um código de ética e por anos de estudo sobre o comportamento humano, somos apenas guias que auxiliam as pessoas a desatarem seus próprios "nós" na colcha de retalhos da sua vida . Portanto, a terapia é um PROCESSO INDIVIDUAL que necessita de acolhimento, respeito, escuta especializada e direcionamentos por parte do profissional. Não é uma conversa e escuta qualquer, não é uma conversa de amigos. Tudo que é revelado neste espaço reservado é sigiloso e a confidencialidade não pode ser quebrada por mero capricho como ocorre em uma conversa com amigos.


A terapia traz inúmeros benefícios quando bem trabalhado tanto da parte profissional quanto por parte do consultante pois sua adesão e comprometimento ao tratamento será de suma importância. Quanto mais aberto ao tratamento mais chances de mudança, independência, autoresponsabilidade, autonomia, liberdade de escolhas e caminhos de possibilidades serão encontrados para amenizar e/ou acabar com o sofrimento.


E agora, conseguiu compreender o processo de psicoterapia?

Esta pronta (o) para dar o primeiro passo?


Se ainda houver alguma dúvida, entre em contato...será um prazer fazer parte do seu processo de transformação.


Grande abraço e até a próxima.

Comments


bottom of page