top of page

Janeiro Branco e o Cuidado Com o Vazio de Uma Vida Muito Cheia

Atualizado: 16 de fev. de 2023


ree

Você cuida da sua saúde mental todos os dias ou se deixa levar pelos conflitos internos?


A campanha Janeiro Branco foi criada pelo psicólogo Leonardo Abrahão com o intuito de conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental e o equilíbrio nas situações adversas da vida. Em um mês em que iniciamos o ano com uma lista enorme de desejos, metas e futuras realizações, acreditamos que os excessos de metas, expectativas e tarefas é o que realmente "precisamos dar conta".


Dentro dessa realidade muitas vezes disfuncional, ocupamos a nossa vida e esquecemos que o mais importante é o equilíbrio mental. Será que realmente precisamos dar conta de tudo? Quando transbordamos no "caos da vida", nas impossibilidades que nos atravessam, deixamos de nos concentrar no que é possível, no que podemos dar conta, das possibilidades diante do que se deseja. E de repente paralizamos de medo, de culpa, no fracasso, e assim adoecemos.


A vida necessita de pausas, é necessário entender sobre si, quais são as nossas dificuldades, prioridades, potencialidades e principalmente quem você NÃO quer ser. Através da terapia consegue-se acessar cada um desses atributos e entender o que é nosso, o que é outro, sobre o que temos controle, e sobre o que não temos, o que é nossa responsabilidade e o que não é. Só assim chegamos a um ponto de equilíbrio onde preenchemos o vazio com o que realmente importa e esvaziamos a vida cheia de coisas sem sentido.


Pare para refletir sobre esses conflitos internos que conduzem nossos dias: Quantas vezes somos tomados pelos desprazeres da vida? Quantas vezes achamos que somos insuficientes? Quantas vezes achamos que não vamos conseguir? Paralizamos de medo, deixamos de sentir? Quantas vezes deixamos de amar: a nós mesmos, aos que estão ao nosso lado, o nosso trabalho, a nossa vida. Quantas vezes deixamos a tempestade se instalar e viramos a própria tempestade destruindo tudo inclusive a nós mesmos? Quantas vezes deixamos de recomeçar, não sabemos por onde recomeçar ou ignoramos o fato de que sim, podemos recomeçar. A vida é um eterno recomeço e se é assim, temos inúmeras chances, infinitas possibilidades, só precisamos olhar para dentro, fazer uma faxina, acolher nossos monstros, esvaziar o que está cheio e preencher o “vazio” que grita com o que realmente importa.


Seja você o ponto de equilíbrio da sua saúde mental e guia da sua vida de forma saudável.

Faça terapia...conte comigo!


Grande abraço e até a próxima.

Comentários


bottom of page