Você Está Vivenciando um Luto e Não Sabe
- milenefariaspsi
- 15 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de fev. de 2023

Vivenciar um luto não ocorre apenas por perda humana, existem vários processos de luto e aqui vou te mostrar alguns deles.
Falar de luto é falar do rompimento de um vínculo profundo, seja este, de pessoas, pets, identidade, divórcio, demissão, migração para outros lugares, aposentadoria, entre outras. A dor de uma perda significativa desenvolve um processo de luto que se não identificado e trabalhado pode perdurar por anos e levar a sérias consequências como: isolamento, instabilidade de humor, ansiedade, trsiteza profunda, perda de sentido, estagnação e depressão.
Mas por que não se fala sobre isso? Porque a nossa cultura ainda entende como luto somente aquelas ligadas a perdas humanas e por conta disso não validamos nosso processo de luto quando perdemos algo de valioso para nós, assim como a sociedade também invalida nosso luto por não entender que "só sentimos a dor da perda, ou seja, estamos enlutados quando amamos, quando criamos vínculo e quando isso abruptamente é nos tirado".
"Quando pensamos em perda, pensamos na morte de pessoas que amamos. Mas a perda é muito mais abrangente em nossa vida...Para compreender nossas vidas precisamos compreender como enfrentamos nossas perdas" Viorst (1986,p.13)
Por conta do desconhecimento sobre o luto e da desqualificação de suas singularidades tanto pelo indivíduo quanto pela sociedade, o processo de luto frente às perdas significativas é nomeado como luto não reconhecido; luto não legitimado; luto não normativo ou luto não autorizado. Essas nomenclaturas descrevem o luto para além da morte e que ocorre em diversos contextos.
O luto, seja ele normativo ou não, não ocorre de forma linear e em fases, ele é dual, tem dias muito difíceis e dias bons, mas todos os dias são permeados de sofrimento intenso causados pela dor da perda. Quando não reconhecemos que a perda trouxe um estado de luto, a não elaboração desse processo pode gerar várias formas de adoecimento. Reconhecer e ressignificar a perda é essencial para dar um novo significado ao rompimento dessa relação com o que foi perdido.
Se perder aquele emprego que você amava lhe deixou perdido e sem rumo...
Se o divórcio lhe trouxe revolta e amargura e você não consegue seguir com sua vida...
Se aposentar-se não lhe trouxe o desejo de "curtir a vida" e você se sente vazio...
Se a mudança para outro estado ou país está díficil a adaptação e você não se reconhece neste lugar...
Se romper a relação com um familiar ou amigo te trouxe tristeza que não passa...
Se está díficil conviver com o vazio que seu animalzinho de estimação deixou...
...Se esses exemplos lhe trouxeram uma dor e sofrimento que não passa e a sensação é que a cada dia piora... você está passando por um processo de luto não reconhecido e precisa de um acompanhamento psicológico.
Aqui você vai encontrar uma profissional que valida e acolhe a experiência da sua perda te dando o espaço e suporte necessário para o enfrentamento dessa fase tão difícil e sensível da vida.
Conte comigo!
Grande abraço e até a próxima.
Commentaires